sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Antepassados peninsulares

   Uma equipa de cientistas obteve, a partir de um dente de um fóssil, o primeiro genoma completo de um caçador-recolector europeu. Este nosso antepassado viveu à cerca de 7000 anos, na gruta de La Braña-Arintero, nos Montes Cantábricos (noroeste de Espanha). Os resultados, trouxeram com eles várias surpresas.
    Este europeu viveu durante o Mesolítico – há 5000 a 10.000 anos, na altura em que, na Europa, estava a acontecer a introdução progressiva da agricultura e da criação de animais, a partir do Médio-Oriente.
    A análise genética sugere que, aquele caçador-recolector tinha provavelmente uma intolerância à lactose e dificuldades em digerir coisas como batatas ou cereais, “corroborando a hipótese de que estas capacidades evoluíram mais tarde na transição para a agricultura”, escrevem os autores deste estudo. Teria pele escura como os africanos, o cabelo igualmente escuro e olhos azuis.
    Os autores deste estudo consideram importante mais estudos do género em populações do centro e leste da Europa, de maneira a verificar estas tendências genéticas.

Esqueleto tal como encontrado em 2006
Crânio do caçador
Reconstituiçãoartística do crânio

Sem comentários:

Enviar um comentário