domingo, 6 de abril de 2014

Aristides de Sousa Mendes

Vai decorrer, hoje, uma iniciativa no sentido de alertar para as condições e continuação da degradação da casa em que viveu Aristides de Sousa Mendes. Este antigo cônsul em Bordéus, durante a Segunda Guerra Mundial, conseguiu salvar do Holocausto cerca de 30 000 pessoas, acabando por ser afastado da carreira diplomática por esta acção humanitária. A sua desobediência à política definida por Salazar de fechar as fronteiras, aos refugiados judeus, valeu-lhe um pesado castigo por parte do Estado Novo. Foi expulso da carreira, sem passar à situação de aposentação e ficou interdito de trabalhar como advogado. Os seus filhos, perseguidos pela atitude do pai acabaram por ter de emigrar à procura de emprego.
Esta iniciativa foi tomada por um movimento de cidadãos preocupados em "salvar da ruína" a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, que pertenceu ao antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes.
A iniciativa consiste na realização de um cordão humano para alertar para a necessidade de se salvar um edifício de interesse público, como já foi classificado e que, entretanto, vai caindo aos pedaços". 

A casa de Aristides de Sousa Mendes  NUNO ALEXANDRE MENDES

Para saberes mais sobre Aristides de Sousa Mendes consulta: 

Sem comentários:

Enviar um comentário