quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Novas descobertas em Stonehenge


Um dos monumentos mais reconhecíveis do mundo, o cromeleque de Stonehenge, revelou mais algum dos seus segredos.
Esta construção megalítica, do sul de Inglaterra, tem uma forma circular e, sobre ela, há anos abundam várias explicações, umas mais científicas do que outras, mas todas elas expressam a grande curiosidade que sobre estas construções existem.
Um dos últimos estudos foi realizado ao longo de quatro anos, com técnicas de topografia e o recurso a laser, magnetómetros e outras tecnologias Conseguiram imagens de alta resolução do que está por baixo das pedras de Stonehenge, e à volta delas, em alguns casos até quatro metros de profundidade.
A equipa revelou uma série de grandes estruturas até agora desconhecidas, em pedra e em madeira, e que permitem concluir que o icónico monumento pré-histórico esteve outrora rodeado de muitos outros monumentos de diversa dimensão e natureza.
Um dos edifícios agora revelado, e que já foi oficiosamente batizado de “casa dos mortos”, é um templo em madeira, com 33 metros de comprimento e sete de largura, provavelmente usado para práticas de manipulação ritual de cadáveres. Os cientistas estão convencidos de que esta estrutura terá sido construída há seis mil anos, o que a tornaria muito mais antiga do que Stonehenge, cujas primeiras pedras terão sido erguidas há cerca de cinco mil anos.

Para mais informações procura em: 


http://www.bbc.com/news/science-environment-29126854#sa-ns_mchannel=rss&ns_source=PublicRSS20-sa


Stonehenge 
Stonehenge na atualidade (in  www.bbc.com)

Stonehenge monuments 
Imagem das estruturas encontradas no sub solo (in www.bbc.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário