sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Arte rupestre na Ásia

Arqueólogos descobriram uma mão pintada numa caverna da Indonésia que foi datada com cerca de 39 000 anos, tornando-se assim numa das mais antigas imagens do mundo.
A descoberta foi feita na ilha de Sulawesi e expandiu vastamente a geografia dos primeiros artistas das cavernas que durante imenso tempo se pensou que apenas existiam na Pré-História Europeia.
O artigo publicado na revista Nature apresenta imagens de mãos e de um babirussa (espécie quase extinta na atualidade).
O arqueólogo Maxime Aubert, da Universidade de Griffith na Austrália, um dos autores do artigo, refere que na arte rupestre a maioria das representações são de grandes e, geralmente, perigosas espécies de mamíferos, que provavelmente tinham um importante papel no sistema de crenças da pessoas da época.
Um outro perito, Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, prevê que outros exemplos, até mais antigos, de arte serão encontrados noutros locais, provavelmente até em África, berço da humanidade.

A photo of the oldest hand stencil in the world, dated to 39,000 years ago.   Uranium traces reveal the earliest possible dates for a hand stencil and female babirusa (a hoglike animal also called a pig-deer) painted in Sulawesi's Leang Timpuseng cave.

Sem comentários:

Enviar um comentário