sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A dieta dos Gladiadores romanos


Na antiga cidade de Éfeso, na costa ocidental da Turquia, junto ao mar Mediterrânico, foi descoberto um cemitério de gladiadores, com dezenas de ossadas e algumas campas, f em 1993. Os gladiadores eram escravos, criminosos ou prisioneiros obrigados a combater em duelos públicos financiados pela classe alta romana para entreter o povo.
Um artigo científico conclui que a dieta destes homens era maioritariamente à base de vegetais e com a ingestão de poucas proteínas de origem animal. De uma forma geral, a sua dieta era semelhante à dos outros cidadãos de Éfeso, mas havia uma diferença curiosa.
Os ossos dos gladiadores apresentam níveis mais altos do elemento químico estrôncio do que o resto dos habitantes da cidade. Para os autores desta investigação, esta característica poderá dever-se a um cocktail de cinzas de plantas que os lutadores tomavam depois das lutas.
“As cinzas são mencionadas por Plínio, o Velho [naturalista romano], na obra História Natural, como um remédio depois dos exercícios de luta [dos gladiadores]”, explica Fabian Kanz,  da Universidade de Viena, na Áustria, um dos cientistas que estudou entre 2000 e 2010 as ossadas encontradas em Éfeso. “A função desta solução deveria ser semelhante à do cálcio efervescente e à das barras de manganês que se encontram hoje nas farmácias.” Estas cinzas poderão ter sido oriundas da queima da madeira de “cedros, pinheiros e carvalhos”, refere o artigo.
Fabian Kanz deixa-nos uma possível receita para esse cocktail: “Pensamos que a cinza poderia ser dissolvida numa mistura de vinagre e água — uma bebida romana normal — e talvez fosse adicionado mel para adoçar.”

Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/gladiadores-romanos-bebiam-um-cocktail-de-cinzas-para-fortalecer-os-ossos-1673561



Sem comentários:

Enviar um comentário