sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Origem genética dos europeus modernos


Um estudo divulgado pela revista científica Nature defende que os europeus modernos descendem de, pelo menos, três grupos de antepassados. Depois dos agricultores e caçadores-coletores, o estudo aponta agora para uma terceira contribuição genética, do norte da Eurásia.
A história remonta há cerca de 7.500 anos. Os primeiros agricultores chegam do Médio Oriente e entram em contacto com os caçadores-coletores que viviam na Europa há dezenas de milhares de anos.

Os trabalhos de pesquisa em genética e arqueologia dos últimos 10 anos revelam que todos os europeus modernos descendem da mistura destas duas populações. Mas, uma equipa internacional de mais de uma centena de investigadores, liderado por David Reich (da Universidade de Harvard, Estados Unidos) e Johannes Krause (Universidade de Tübingen, Alemanha), colocou em evidência, uma terceira contribuição, do norte da Eurásia, de uma região que ocupa grande parte da atual Rússia até o norte da Ásia.

Estes antigos eurasianos do norte chegaram à Europa pouco tempo depois da introdução da agricultura. Os investigadores sequenciaram o ADN de mais de 2.300 pessoas e de nove esqueletos antigos, oito caçadores-coletores (que viveram há cerca de 8.000 anos) e um agricultor, que viveu por volta de 7.000 anos atrás. Foram igualmente investigados dados genéticos de outros homens antigos do mesmo período.
A influência relativa de cada um dos três grupos varia de acordo com as populações europeias. A contribuição dos antepassados da Eurásia do Norte é a menor, nunca ultrapassando 20% do total.

Sem comentários:

Enviar um comentário