sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Os Neandertais e a espécie humana


A descoberta, por acidente, de um fémur humano, junto a um rio da Sibérica levou a surpreendentes conclusões por parte de cientistas. 
Após datação do osso, com radiocarbono 14, concluiu-se que o homem de Ust’-Ishim (nome da localidade onde foi encontrado o osso) viveu na zona euroasiática há cerca de 45 000 anos, sendo assim o mais antigo fóssil da nossa espécie a ser datado. O seu ADN foi então sequenciado, revelando várias informações.
Os cientistas que estudaram este achado, quiseram estimar a quantidade de ADN de neandertal presente no ADN do homem de Ust’-Ishim, uma vez que ele terá vivido numa altura em que os neandertais ainda não estavam extintos. Descobriram que o genoma desse homem antigo tinha uma percentagem de origem neandertal equivalente à dos europeus actuais: cerca de 2%. Porém, dada a sua antiguidade, os fragmentos de ADN de neandertal eram muito mais compridos do que no ADN humano de hoje, porque o ADN ainda não tinha tido tempo de se fragmentar ao longo das gerações. 
A cientista Janet Kelso afirma que, “isso permitiu-nos estimar que os antepassados do homem de Ust’-Ishim se misturaram com os neandertais entre 7000 e 13.000 anos antes dele nascer”. 
Até agora, os cálculos apontavam para essa mistura genética ter acontecido há 37.000 a 86.000 anos. Agora, esse intervalo ficou mais estreito: o homem moderno e os neandertais terão procriado há 50.000 a 60.000 anos – ou seja, quase na mesma altura em que se deu a grande expansão dos humanos modernos na Eurásia.

Para mais informação lê em:
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/sequenciado-genoma-de-humano-moderno-mais-antigo-de-sempre-1673792

Sem comentários:

Enviar um comentário