segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Morreu Alice Sommer, a mais velha sobrevivente do Holocausto

   Alice Herz-Sommer, de 110 anos, pianista e professora de música, era considerada a mais velha sobrevivente do Holocausto, morreu no domingo, num hospital de Londres. A sua morte ocorreu uma semana antes do filme The Lady In Number 6: Music Saved My Life , que relata a  história desta notável mulher e da sua sobrevivência num campo de concentração, estar presente nos Óscares, onde concorre na categoria de melhor documentário de curta-metragem.
   Ela, o marido, e o filho, foram enviados, em 1943 de Praga, onde nasceu, para o campo de concentração de Theresienstadt, na Alemanha, durante a II Guerra Mundial, no qual os prisioneiros tinham permissão para apresentar espectáculos e nos quais acabou por participar inúmeras vezes.
   Quase 140 mil judeus foram enviados para Teresienstadt e 33.430 morreram ali. Aproximadamente 88 mil foram transferidos para Auschwitz e outros campos, onde a maioria foi morta. Alice e o seu filho, estavam entre os menos de 20 mil que sobreviveram. Depois da guerra foi para Praga e, em 1949, emigrou para Israel, onde trabalhou como professora de música. 
   "A música era realmente o nosso alimento. Através da música fomo-nos mantendo vivos", disse ela uma vez acerca da sua passagem pelo campo de concentração.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Santa Maria das Flores, em Florença

Sabias que a cúpula da Catedral de Santa Maria das Flores, em Florença, ainda hoje, quase seis séculos depois de ter sido construída é uma das maiores do mundo? 
A uma altura de 114 metros, a cúpula foi construída para rivalizar e suplantar qualquer estrutura do início do Renascimento italiano, elevando Florença acima de todas as cidades. 
A sua construção foi considerada por muitos um processo demasiado ambicioso, mas Filippo Brunelleschi, ourives tornado arquiteto, conseguiu utilizando métodos que ainda hoje são um mistério, já que à sua morte não deixou ficar nenhum plano, nem esquemas da obra que planeou e dirigiu.
Podes ver aqui um vídeo deste ambicioso projeto.



Se quiseres observar uma vista panorâmica do interior da catedral e dos seus magníficos frescos segue este endereço: http://ngm.nationalgeographic.com/2014/02/il-duomo/panorama-interactive

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Antepassados peninsulares

   Uma equipa de cientistas obteve, a partir de um dente de um fóssil, o primeiro genoma completo de um caçador-recolector europeu. Este nosso antepassado viveu à cerca de 7000 anos, na gruta de La Braña-Arintero, nos Montes Cantábricos (noroeste de Espanha). Os resultados, trouxeram com eles várias surpresas.
    Este europeu viveu durante o Mesolítico – há 5000 a 10.000 anos, na altura em que, na Europa, estava a acontecer a introdução progressiva da agricultura e da criação de animais, a partir do Médio-Oriente.
    A análise genética sugere que, aquele caçador-recolector tinha provavelmente uma intolerância à lactose e dificuldades em digerir coisas como batatas ou cereais, “corroborando a hipótese de que estas capacidades evoluíram mais tarde na transição para a agricultura”, escrevem os autores deste estudo. Teria pele escura como os africanos, o cabelo igualmente escuro e olhos azuis.
    Os autores deste estudo consideram importante mais estudos do género em populações do centro e leste da Europa, de maneira a verificar estas tendências genéticas.

Esqueleto tal como encontrado em 2006
Crânio do caçador
Reconstituiçãoartística do crânio