segunda-feira, 10 de julho de 2017

O mais antigo Homo Sapiens

     De acordo com a maioria dos textos científicos, todos os seres humanos vivos hoje, são descendentes de uma população que viveu no leste de África à cerca de 200.000 anos. Esta conclusão foi o resultado de análises genéticas de populações mundiais e fósseis encontrados na Etiópia, de esqueletos idênticos a humanos.
Jean-Jacques Hublin, MPI-EVA, Leipzig
No entanto, novos achados em Jebel Irhoud, em Marrocos, colocam a origem da nossa espécie 100.000 anos antes do que previamente se considerava, para além de sugerir que os primeiros humanos se encontravam mais disseminados por África.
     Este sítio arqueológico é conhecido desde a década de 60, no entanto, nunca se conseguiu fazer uma datação precisa. Os novos trabalhos realizados pelos antropólogos evolucionistas Jean-Jacques Hublin e Abdelouahed Ben-Ncer, conseguiram recuperar instrumentos de pedra e fósseis de pelo menos cinco indivíduos (pedaços de crânios, mandíbulas, dentes e membros). 
Some of the Middle Stone Age stone tools from Jebel Irhoud (Morocco)     Através de um método de datação termoluminiscente, aplicado aos instrumentos de pedra (quando enterrados estes acumulam radiação, que quando aquecida desaparece, pelo que se pode medir e , assim, saber à quanto tempo foram enterrados), sabe-se que estes têm cerca de 315 000 anos (com uma margem de erro de 34 000 anos). Também se aplicou um método similar aos dentes encontrados, sendo a data obtida de 286.000 anos (com uma margem de erro de 32.000 anos). em conjunto estes métodos demonstram que os seres humanos modernos viviam no noroeste de África muito mais cedo do que anteriormente de se pensava.
     De maneira a confirmar que estes restos arqueológicos de facto pertenciam à nossa espécie, anatomistas que faziam parte da equipa, realizaram tomografias aos esqueletos e, de seguida, usaram técnicas virtuais para reconstruir a face, caixa craniana e mandíbula. Conseguiram assim, provar que os fósseis possuíam uma morfologia facial idêntica aos seres humanos modernos, distinguindo-se de fósseis encontrados em África na mesma baliza temporal.
     Estas novas evidências sugerem que o surgimento da nossa espécie poderá ser mais antiga do que se supunha e que poderá ter um origem pan-africana e não confinada ao leste de África.

 

Fontes: 




Sem comentários:

Enviar um comentário